Tempo de Ideias
 
Acompanhe sua Matrícula
 
 
  Esqueceu seus dados?  
Principal     Quem Somos          Cursos          Inscrições          Notícias           Perguntas Frequentes           Contato          Mais Informações     
 
Notícias
 
18/05/2013 - 14h44
Unicef aponta descompasso entre ensino e realidade de adolescentes no Brasil
Segundo dados do Pnad, de 2011, com 6 anos, 95,4% das crianças brasileiras frequentavam a escola
 
 
RedaçãoTempo de Ideias com informações da EcoD

A coordenadora do programa de educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Maria de Salete Silva, avalia que há, no país, um descompasso entre o que é ensinado nas escolas e a realidade dos adolescentes. Para ela, isso explica o elevado índice de evasão escolar entre jovens.

"Por que você mata aula?", perguntou a coordenadora a um adolescente que não queria frequentar a escola. O jovem respondeu: "Eu não mato aula, a escola que me mata". "Que menino de 16 anos vai querer estudar em uma turma com menino de 12? O que temos que fazer é garantir que ele percorra esse fluxo aprendendo", defendeu Salete.

De acordo com ela, há uma "desvinculação da escola com o projeto de vida do estudante". "Não se trata propriamente de desinteresse, mas a vida coloca questões que não estão envolvidas com a escola". Segundo Salete, para enfrentar esse desafio, as instituições de ensino devem trabalhar para a "construção da história de vida" e não apenas mandar estudantes para a universidade ou o mercado de trabalho.

Divulgada no 14º Fórum de Dirigentes Municipais de Educação da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a publicação Fora da Escola Não Pode! - O Desafio da Exclusão Escolar indica que, entre os adolescentes que abandonam os estudos, a fase mais crítica é registrada a partir dos 15 anos de idade.

Aumento de evasão

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2011, com 6 anos, 95,4% das crianças brasileiras frequentavam a escola. Com 12 anos, a proporção de meninos e meninas que concluíram os anos iniciais do ensino fundamental no Brasil era 76,2%. A porcentagem diminui com o aumento da idade: 62,7% dos adolescentes com 16 anos concluíram o ensino fundamental. Entre os jovens de 19 anos, apenas 48,7% terminaram o ensino médio.

O Censo 2010 mostra que o percentual de jovens de 18 a 24 anos que não concluíram o ensino médio e que não estudavam chegava a 36,5%. Mais da metade (52,9%) abandonaram os estudos sem completar o ensino fundamental.

Formação de professores

Outra questão levantada no estudo é a formação dos professores. Na educação infantil, 43,1% dos docentes não têm curso superior. Nos anos iniciais do ensino fundamental, o percentual é 31,8% e, nos anos finais, 15,8%. No ensino médio, o índice cai para 5,9%. "A qualificação dos professores é uma grande barreira para garantir a oferta de uma educação de qualidade aos estudantes brasileiros", diz a publicação.

Entre grupos específicos, o estudo aponta que as crianças e os adolescentes mais atingidos pela exclusão escolar são aqueles que moram em áreas rurais, os negros, os índios, os pobres, os que estão sob risco de violência e exploração e os com deficiência. Isso indica, de acordo com a publicação, que "as desigualdades ainda existentes na sociedade brasileira impactam diretamente o sistema educacional do país".

"É preciso desafiar os dirigentes a trabalharem junto com as políticas públicas, tem muitas que podem ajudar. Tem que formar professor e escola", observou Salete.

O 14º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação da Undime vai até sexta-feira, 17 de maio, na Costa do Sauípe (BA). O encontro é o primeiro depois das eleições municipais de 2012. Ao todo foram feitas mais de mil inscrições de secretários de Educação, técnicos e educadores de todo o país.

Fonte: EcoD

 
Outras Notícias
  1. [Tecnologia Educacional] 15/05 | 23h56 Brasil Inteligente e o futuro da conectividade nas escolas Tonia Casarin, gestora de projetos do ITS Rio, analisa os pontos de destaque e os que merecem atenção no novo programa de banda larga para o ensino.

  2. [Tecnologia Educacional] 14/07 | 09h43 Coreia do Sul tem acampamento 'detox' para jovens viciados em celular A Coreia do Sul é o país com a maior concentração de smartphones do mundo. Cerca de 70% da população tem um aparelho do tipo.

  3. [Tecnologia Educacional] 11/07 | 19h14 MEC vai criar universidade federal de educação a distância Mercadante ressaltou que enquanto no Brasil cerca de 15% dos estudantes do ensino superior estudam nessa modalidade.

  4. [Tecnologia Educacional] 09/07 | 15h13 Brasil chega a 265,5 milhões de linhas de celulares em maio A maioria das linhas registradas em maio (79,65%) é pré-pagos.

  5. [Tecnologia Educacional] 04/07 | 18h14 As tecnologias não podem ser vistas como inimigas À contramão dessa perspectiva, pesquisadores estão se mobilizando para comprovar a eficácia dos dispositivos móveis na educação.

+ veja mais notícias
 
 
 
 
 
A cada dia que passa, tenho a certeza de que o grande desafio das empresas está na gestão de pessoas. Mais do que cuidar de números, desenvolver produtos/serviço, administrar expectativas, traçar estratégias são as pessoas que fazem as coisas acontecerem no processo de gestão empresarial. O Tempo de Ideias significa dar poder ao indivíduo para encontrar soluções de problemas cada vez mais complexos em uma sociedade em transformação constante. Convido você a participar dos programas de educação continuada e interativa no segmento de negócios. Sejam bem vindos!
 
Thales Brandão
Idealizador do Tempo de Ideias e Editor Executivo do Portal CidadeMarketing
+ veja mais
Facebook Twitter
LinkedIn YouTube
 
 
 
 
 
Tempo de Ideias
 
www.joww.net
                   Quem Somos     Cursos     Inscrições     Notícias     Perguntas Frequentes     Contato     Mais Informações     Termos de Uso     Políticas de Privacidade
Cadastre-se Facebook Twitter LinkedIn YouTube